Vendas por QR Code: como fazer? Negócios físicos e virtuais

A tecnologia trouxe muitas novidades para o setor de vendas. Desde a possibilidade de comércio virtual até as dezenas de opções de como fazer vendas online. Nesse cenário, entretanto, as novidades não param de chegar e uma delas é a venda por QRCode.

O que é QR Code?

QR Code é um novo tipo de código de barras que pode ser lido pela câmera de smartphones comuns, desde que a opção esteja habilitada.

Como forma de pagamento disponível em sua empresa, é possível cobrar com QR Code.

As vendas por QR Code podem ser realizadas em lojas físicas ou virtuais, por meio de maquininhas que possuam essa opção, ou checkouts que também ofereçam esse método de pagamento.

Por exemplo, o pagamento por meio de Pix no e-commerce é processado a partir do QR Code que aparecerá na tela do computador. O consumidor então deverá abrir o app do banco em que possui as chaves Pix cadastradas e posicionar o celular para que a câmera possa ler o pagamento.

No caso de compras por meio do próprio smartphone, o QR Code será transformado em um código de barras que poderá ser copiado e colado no local de pagamento.

Como fazer vendas por QR Code?

Para fazer vendas por QR Code é preciso habilitar essa opção, seja para sua loja virtual ou física.

Para isso, escolher o método de pagamento certo também vai proporcionar o acesso a essa tecnologia.

Por exemplo, ao montar uma loja com PagSeguro você tem acesso a opção de cobrar com QR Code.

Isso é verdade tanto por meio de vendas realizadas com a tradicional maquininha do PagSeguro, quanto por pagamentos realizados por meio de gateway de pagamento usado em lojas virtuais.

Se a sua loja usa PagSeguro as vendas com QR Code podem ser realizadas:

  • no aplicativos PagVendas,
  • no PagBank.
  • nas máquinas,
  • através de um código impresso.

Para realizar vendas por QR Code usando o app é necessário realizar o seguinte passo a passo:

  1. Faça o Download do app do PagBank ou PagVendas,
  2. Dentro do Menu principal escolha a opção Pagar com QR Code,
  3. Clique em “Meu QR Code”;
  4. Peça para que o cliente faça a leitura do QR Code com o celular utilizando o App PagBank dele ou aplicativo CAIXA Tem,
  5. no celular do cliente ele deve confirmar o valor da venda e escolher a forma de pagamento (saldo em conta ou cartão de crédito),
  6. Para finalizar, o cliente deve clicar em continuar e pronto!

Para vendas por QR Code com pela maquininha, é importante que você tenha a Moderninha X , a Moderninha Smart, Pro, Pro2, Plus, Wifi e Wifi Plus, que possuem o app instalado e as vendas devem ser feitas diretamente nele.

  • Digite o valor da venda na maquininha e pressione Cobrar;
  • Escolha a opção QR Code,
  • Oriente o cliente a escanear o código usando o smartphone com o app PagBank ou QR Code Elo caso seja pelo app Caixa Tem;
  • Após o pagamento do cliente, uma confirmação aparecerá na tela do aplicativo.

Como falamos no início deste artigo, também é possível oferecer a opção de pagamento por QR Code para clientes de e-commerce.

Para isso é necessário o uso de um gateway de pagamento que ofereça essa opção, como o próprio PagSeguro, PayPalMercado Pago entre outros.

Para todas essas opções, você como lojista só precisa criar uma conta no gateway escolhido e optar pelo QR Code. Ao fazer a leitura do código, o cliente poderá escolher o pagamento em débito em conta ou cartão de crédito.

Além disso, o pagamento por Pix, dentro do e-commerce, também pode ser feito por QR Code gerado automaticamente, depois da configuração dentro do sistema.

Não tenha medo, em todos os melhores gateway de pagamento do mercado, a configuração da venda por QR Code é bastante simples.

Atenção: se preferir você também pode imprimir o seu QR Code. Essa estratégia é bastante usada por lojas físicas que desejam mostrar seu alinhamento com a tecnologia e tornar o processo de compra do cliente mais simples.

Para lojas de roupa ou supermercados, por exemplo, uma opção é espalhar QR Codes em cada produto e, conforme o cliente vai lendo os QR Codes, os produtos vão sendo separados e depois a conta é paga por ele, dentro do mesmo app.

Também é possível usar as vendas por QR Code como estratégia de marketing digital para e-commerce ou loja física, como foi o caso da estratégia posta em prática no vídeo abaixo, nos metrôs de São Paulo.

A tecnologia a favor das vendas online

As vendas por QR Codes estão ficando cada dia mais comuns e oferecer essa opção é uma forma de garantir facilidade para o cliente e agilidade nas vendas.

Um ponto de atenção é verificar as taxas cobradas pelos gateways de pagamento. Geralmente, as taxas são vantajosas, mas é importante verificar e escolher a melhor opção para o seu negócio.

Investir em tecnologia e no crescimento da sua empresa, seja ela física ou virtual, deve ser uma constante preocupação.

Junto com as estratégias de vendas, lembre-se de alinhar também o controle de estoque, para garantir mercadoria suficiente para atender ao aumento de demanda, por exemplo.

Para ampliar seu negócio de maneira saudável e estratégica você pode contar com a Gyra+. Nós realizamos financiamento empresarial online para que empreendedores digitais atinjam todo o potencial de seus negócios.

Em três passos simples, você pode ter o capital de giro que precisa para investir mais no seu negócio online:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre ou Mercado Pago, Cielo, PagSeguro, Rede, PayPal, Bling, Skyhub, entre outros
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em 24h na sua conta.

 

Por GYRA+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *