Post orgânico, patrocinado e anúncio – Descubra as diferenças e vantagens

Somando mais de 2,5 bilhões de usuários, o Facebook é hoje a maior rede social do mundo. No entanto, a audiência do americano Mark Zuckerberg não para por aí. Logo atrás vem outra de suas redes, o Instagram, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Juntas, essas mídias se tornaram duas das mais importantes ferramentas de publicidade na web graças às plataformas de anúncios Facebook e Instagram Ads, que permitem a criação de posts patrocinados e anúncios. Neste artigo você entenderá como funcionada cada um desses formatos e qual é a melhor opção para o seu negócio.

Imagem apresenta tela de smartphone com ícones das redes sociais "Facebook" e "Instagram" em destaque.

Post orgânico

Antes de entender o que são os posts patrocinados e anúncios, é preciso relembrar o que é uma publicação orgânica. Trata-se da mais simples forma de criação de conteúdo nas redes sociais. São textos, fotos e vídeos postados em uma página, que serão vistos por usuários que a curtem. Não há custo de veiculação, isto é, não é preciso pagar para que ela circule.

Principais características de um post orgânico

  • Uma publicação orgânica não é paga;
  • Será vista por qualquer pessoa que entrar na página;
  • Pode aparecer na timeline de quem curtiu a página;
  • Não será mostrado para todo mundo que curte a página.

Post patrocinado

O post patrocinado, por sua vez, nada mais é do que uma publicação que era orgânica e recebeu investimento em créditos para alcançar um público maior e segmentado. Essa função faz parte das estratégias de impulsionamento e promoção disponibilizadas pelo Facebook e pelo Instagram Ads e leva a publicação para usuários que curtiram ou não a página. Além disso, ao impulsionar um post é possível filtrar quem o verá segmentando o alcance por localização, idade, gênero e interesses pessoais. A quantidade de pessoas atingidas vai variar de acordo com o valor pago, ou seja, quanto maior, melhor será o resultado.

Principais características de um post patrocinado

  • O impulsionamento de um post é pago;
  • É feito a partir de uma publicação que já existe em uma página;
  • Permite que o anunciante segmente o público a ser atingido;
  • Possibilita o alcance de usuário que curtiram ou não a página.
Imagem exibe mão segurando smartphone com tela do Facebook aberta ao lado do texto "Anúncios: Facebook e Instagram Ads". No canto há um copo de café.

Anúncio

Diferente dos posts, que podem ser visualizados por qualquer pessoa que acessar a página, o anúncio só poderá ser visto por um público previamente definido. Ele aparecerá na linha do tempo, no caso do Facebook, ou no feed e nos stories, no Instagram, e pode conter um botão com uma chamada para ação (saiba mais, assistir mais, cadastre-se, entre outros).

É o principal formato oferecido pelas plataformas Ads e permite a criação de campanhas mais estratégicas e precisas. Além da possibilidade de segmentação ser maior, os anúncios permitem a realização de testes A/B com campanhas diferentes para um mesmo assunto, onde o anunciante poderá testar frases, imagens e, inclusive, botões distintos em cada um deles.

Principais características de um anúncio

  • É o principal formato de propaganda oferecido pelo Facebook e Instagram Ads;
  • Será mostrado apenas para um público pré-definido;
  • Não aparecerá na linha do tempo da página anunciante;
  • Aparecerá para qualquer usuário que se adequar à segmentação;
  • Permite a realização de testes, facilitando a escolha pela campanha ideal.

Mas o post orgânico não é suficiente?

Ao contrário do que muitos acreditam, nem todos os seguidores de uma página verão suas publicações. Alguns estudos apontam que o Facebook entrega um post para apenas 1% das pessoas que curtem a fanpage na primeira hora após a publicação. Nesse período, o Facebook analisa a relevância da postagem por meio de algumas métricas, como curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques. Se ela for considerada interessante, a porcentagem pode aumentar nas horas seguintes. Caso contrário, o resultado ficará estagnado.

Logo, para que as postagens alcancem um público maior, seja ele seguidor ou não da sua página, o ideal é investir em impulsionamento e postagens.

Homem com feição de dúvida ao lado do texto "Qual é o melhor para o seu negócio?".

Portanto, qual devo escolher?

Todos os formatos são válidos e podem ser usados em conjunto. A escolha dependerá dos objetivos a serem alcançados.

Quem quer aumentar o engajamento de uma publicação já existente, por exemplo, deverá optar pelo impulsionamento. O post pago será visto pelo público-alvo que poderá deixar reações e comentários. Porém, se o objetivo é atrair leads para uma campanha de inbound marketing, gerar uma lista de contatos ou levar para o link externo, o anúncio é a melhor opção.

Para ambos os casos, é essencial que a campanha seja bem elaborada e segmentada para o público certo. Por isso, conte com a dmp.mkt! Somos especialistas em marketing digital de performance e podemos desenvolver a estratégia ideal para o seu negócio.

 

Por dmp.mkt

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