Governo Federal libera funcionamento de academias e salões de beleza durante pandemia

O Governo Federal anunciou na tarde desta segunda-feira (11/05) a inclusão de três novas categorias na lista de atividades essenciais que podem continuar funcionando durante a pandemia da COVID-19. De acordo com a edição extra do Diário Oficial da União, ficam liberadas ao funcionamento academias de ginástica, salões de beleza e barbearias.

Foto: Divulgação/Club Men Salon / G1

De acordo com o Governo, essas atividades estão relacionadas com a saúde, porque tratam do corpo e da higiene. O decreto estabelece que estas atividades devem obedecer às determinações do Ministério da Saúde.

Com esta inclusão, as atividades consideradas essenciais sobem para 57.Mesmo com o decreto, a liberação dessas atividades não é automática. Uma decisão do Supremo garantiu que as medidas de enfrentamento ao coronavírus são de responsabilidade de governadores e prefeitos, que determinam quais atividades podem funcionar em cada cidade ou estado.

Oito estados brasileiros já anunciaram que não irão seguir as novas diretrizes sobre serviços essenciais durante a pandemia (Bahia, Ceará, Pará, Paraíba. Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe), por considerarem que as atuais restrições vão ao encontro de medidas de segurança adotadas em outros países durante a pandemia, que seguem recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No último sábado (09/05), o governo de Minas publicou a autorização da reabertura de vários setores da economia. São eles: comércio varejista de plantas e flores naturais e de artigos de cama, mesa e banho, consultorias em gestão empresarial e serviços imobiliários.

A decisão tem como base o programa ‘Minas Consciente’, criado pelo governo estadual para amparar os prefeitos na reativação gradual da economia nos municípios. Portanto, fica a cargo de cada administração municipal a decisão de reabrir os setores comerciais.

Com informações dos sites Estado de Minas e G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *