Como micro e pequenas empresas podem vender mais com o marketing digital

O marketing digital é cada vez mais usado por empresas de todos os setores. A possibilidade de chegar diretamente em clientes interessados sem intermediários e precisar gastar tanto é um grande chamariz, mas fazer um bom marketing digital não é simples. Principalmente porque as regras do jogo mudam a todo momento, transformando toda a ideia em algo muito dinâmico e desafiador.

A dificuldade aumenta para as chamadas pequenas empresas, que podem não ter um grande orçamento de marketing nem recursos para investir em um profissional especializado que se dedicará 100% do tempo a isso. Mesmo assim há boas e acionáveis dicas que podem ser utilizadas e render frutos.

A beleza da segmentação

Quando empresas anunciavam em jornais e revistas o fundamento era chegar em um grande público interessado. Claro que existia e existe uma ciência por trás: revistas de determinado assunto chegam a um determinado público, seja separado por gênero, classe social, idade ou outros grupos.

Entretanto na internet essa segmentação foi ainda mais precisa. O Facebook, por exemplo, possibilita que um restaurante novo crie um anúncio que será exibido apenas para pessoas de seu bairro. Ou que uma farmácia consiga anunciar um produto para a terceira idade justamente para pessoas acima de 70 anos.

O Facebook também usa os interesses demonstrados pelas curtidas dadas e relaciona com a empresa que está fazendo a publicidade. Por exemplo, se você gosta de esportes e de um time de futebol específico, a loja de material esportivo que ofertar a camisa de tal time irá chegar nessa pessoa.

Essa segmentação muito específica ajuda a criar potenciais clientes que já estarão muito interessados. Portanto pense qual é seu público-alvo e qual segmentação (idade, local de nascimento, de moradia, gênero, interesses) e invista em publicidade no Facebook e Instagram.

Ideias de ofertas e promoções

Não faltam promoções e ofertas na internet. Seja por um dia especial, pelo Natal, Ano Novo, aniversário da empresa, enfim. Separar as ofertas boas das ruins pode até ser um desafio.
Aqui quem pode ensinar algo são as plataformas de jogo. Como há várias e elas batalham duramente por cada cliente, há um grande foco nos novos jogadores e estes sempre ganham algo ao criar suas contas. Você pode conferir os melhores bônus de boas-vindas de cassinos online e escolher qual empresa oferece o melhor pacote.

Que tal então focar em cupons online para seu comércio, mesmo que ele tenha uma loja física? A criação de novos clientes é sempre uma grande dificuldade, sendo o custo disso muito maior que manter um cliente antigo fiel. Ofereça um desconto para quem segue seu perfil no Instagram. Ou então um código de desconto para a primeira compra. Use o que as melhores empresas estão fazendo de estratégia de marketing online para o seu contexto.

Conteúdo especial para quem se interessar

Uma empresa tem como interesse principal vender, mas ao mesmo tempo que vende pode educar seus clientes. Essa noção é cada vez mais usadas por iniciativas de todo tipo e pode se enquadrar para seu negócio.
Por exemplo, um restaurante que vende hamburguer podia ter certo receio de mostrar como é feito o sanduíche por estar entregando seu “segredo”, mas é claro que isso é bobagem. Afinal mesmo que exista um molho hipersecreto, a fórmula dele não precisa ser exibida em vídeo.

Já que citamos o vídeo, criar essa comunicação rápida para colocar no YouTube, no seu site ou na sua rede social pode ser uma excelente forma de publicidade para o estabelecimento. Seja porque as pessoas vão querer comer esse hamburguer pedindo via app ou então porque você, autor do vídeo, pode se tornar uma referência na criação desse e outros pratos.

Uma publicidade interessa apenas a potenciais consumidores, mas um vídeo sobre como fazer um hamburguer especial pode servir como publicidade e também conteúdo para pessoas que moram longe, que gostam de cozinhar ou simplesmente tem curiosidade. O alcance é muito maior.

 

Por Revista News

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