Como fazer a contabilidade de uma ME?

As microempresas crescem cada vez mais no Brasil. E, com certeza, ter o seu próprio negócio é muito recompensador. Mas, com a realização dessa conquista, também existem as responsabilidades. Como, por exemplo, realizar a contabilidade de uma ME. A contabilidade de uma microempresa não se trata de algo opcional, como ocorre com o MEI, o microempreendedor individual. Muitos empreendedores acreditam que podem dispensar isso e fazer por conta própria. Mas não é possível. Isso porque a documentação emitida pela contabilidade são documentos essenciais, exigidos pela lei, para a comprovação de pagamento de impostos.  Mas vamos explicar com mais detalhes como funciona e como é feita a contabilidade de uma ME.

Como funciona a contabilidade de uma ME?

O serviço contábil, prestado por uma empresa séria, pode ajudar a facilitar muito o gerenciamento do seu negócio. Isso porque a contabilidade não se restringe apenas a prestação de contas dos tributos da sua empresa, mas vai muito além. Uma empresa de contabilidade traçará estratégias que ajudaram a escolher o melhor regime tributário da sua empresa, de forma que você pague menos impostos possíveis, mas de forma legal. Além disso, é com o serviço de contabilidade que você garante que a sua empresa está toda por dentro da lei, de acordo com as legislações. A contabilidade também ajuda na parte estratégica do seu negócio, analisando as épocas de maiores lucros e prevendo o saldo final da empresa. E não é apenas isso! A contabilidade é um serviço essencial para manter o seu negócio funcionando bem e sem apertos. E, claro, em regularização com os órgãos governamentais e legislação fiscal, previdenciária e trabalhista. Ou seja, contar com um serviço de contabilidade de qualidade vai não somente facilitar a sua vida, como ajudar seu negócio a se manter de pé. Portanto, na hora de escolher uma empresa de contabilidade, é importante estar atento. Solicite profissionais qualificados que podem facilitar a sua vida, simplificando essas operações e ajudando-o nas melhores estratégias. Escolha, portanto, uma empresa que trabalhe com microempresas e tenha experiência nisso. Ou seja, contar com um serviço de contabilidade de qualidade vai não somente facilitar a sua vida, como ajudar seu negócio a se manter de pé. Portanto, na hora de escolher uma empresa de contabilidade, é importante estar atento. Solicite profissionais qualificados que podem facilitar a sua vida, simplificando essas operações e ajudando-o nas melhores estratégias. Escolha, portanto, uma empresa que trabalhe com microempresas e tenha experiência nisso.

Qual o custo mensal de uma ME?

Muitos empreendedores resolvem abrir um pequeno negócio acreditando que não existem muitos custos no começo. Mas, definitivamente, nem tudo é apenas lucro. E o custo mensal de uma ME pode ser bem alto, especialmente nos primeiros meses. Tudo começa com a formalização da sua empresa e os custos relacionados ao trabalho do contador (que se torna essencial). A partir daí você tem que realizar o cadastro da sua empresa nos órgãos públicos responsáveis e obter as licenças necessárias na Prefeitura, Junta Comercial e também na Secretária da Fazenda. Tudo isso exige também custos. E é justamente nessa questão que um contador pode ajudar! As especificidades da sua empresa que ditam os custos que você terá para mantê-la aberta. E somente um contador pode te ajudar a reduzir ao máximo esses custos, escolhendo o melhor regime tributário para seu caso e enxugando ao máximo os gastos que podem ser reduzidos com a parte burocrática. Com relação aos impostos que serão pagos, tudo depende do regime tributário escolhido. No caso de um MEI, por exemplo, o pagamento dos impostos é uma taxa fixa todos os meses. No entanto, no Simples Nacional ou Lucro Presumido, os impostos são cobrados a partir do faturamento bruto mensal da sua empresa. Portanto, os custos mensais para manter a sua microempresa aberta, podem variar de acordo com o seu faturamento e, claro, o regime escolhido para a sua empresa desde o começo.

Quais empresas precisam de um contador?

Apenas se você atua como MEI, ou seja, um micro empreendedor individual, você não precisa de um contador. A sua contabilidade, se assim você preferir, pode ficar a seu cargo. O MEI paga seus impostos com uma taxa fixa mensalmente, não importando o seu faturamento mensal. No entanto, outras empresas não funcionam dessa forma.  Portanto, se você abriu uma micro empresa ou possui qualquer outro tipo de negócio, o serviço de uma contabilidade digital se torna essencial. A contabilidade cuida de todas as questões financeiras, tributárias, patrimoniais e econômicas da sua empresa. Por isso, a sua atuação se torna essencial e obrigatória. Toda a documentação realizada pela contabilidade, como os balanços da empresa e seus livros contábeis, além de outros documentos essenciais, é exigida pelos órgãos públicos, aos quais sua empresa deve estar regularizada. Portanto, a contratação de um contador ou uma empresa de contabilidade, não é uma opção para quem possui um ME. Mas para que você possa contar com um serviço de qualidade que visa os seus benefícios e o crescimento do seu negócio, é importante contratar uma empresa de contabilidade que atue buscando facilidades para você, simplificando todos esses processos e oferecendo praticidade e não burocracia. Com o avanço da tecnologia hoje diversas empresas e escritórios contábeis prestam assessoria contábil através do whatsapp business. Se você busca uma empresa de contabilidade assim, recomendamos a Fique Tranquilo, uma empresa acessível e que funciona online, especializada na atuação com autônomos, profissionais liberais e PJs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *