Opções para manter sua marca em evidência no Carnaval durante a pandemia

Opções para manter sua marca em evidência no Carnaval durante a pandemia: Apesar dos desfiles, blocos de rua e festas de Carnaval terem sido cancelados ou adiados no Brasil por conta da pandemia da Covid-19, o Carnaval em si acontecerá -porém, no ambiente digital. Diversos artistas, blocos e marcas se uniram neste momento para levar o espírito da uma das datas mais importantes para os brasileiros para dentro da casa de cada um, por meio de lives e ações digitais. Confira algumas delas:

Como parte do calendário de celebração de seus 125 anos, a SulAmérica promove nesta sexta-feira, 12, das 18h às 21h, o e-Carnaval SulAmérica. O evento acontece diretamente do Morro da Urca, Bondinho Pão de Açúcar, onde Preta Gil vai fazer seu show e interagir com seus colegas, que também farão apresentações: Péricles participa de São Paulo; Naiara Azevedo, de Curitiba; Jota Quest, de Belo Horizonte; e Bell Marques, de Salvador.

Com criação e produção da Musickeria, o e-Carnaval será transmitido gratuitamente para todo o País pelo canal da SulAmérica no YouTube, canais LIKE e 500 da Claro TV, pela rádio Mix Rio e Rádio SulAmérica Paradiso FM e pela nova plataforma streaming SulAmérica Paradiso. “O e-Carnaval SulAmérica é uma opção diferente de pular o Carnaval, sem aglomeração, seguindo os protocolos de segurança e sem deixar de aproveitar esta festa tão tradicional e popular do nosso país. É também um jeito de espairecer e cuidar da saúde física e emocional”, afirma André Lauzana, VP comercial e marketing da SulAmérica.

Preta Gil também fará uma live no próximo domingo, 14, à frente do Bloco da Preta, em seu canal do YouTube a partir das 16h. Com patrocínio máster da Nivea, a live carnavalesca tem como principal objetivo arrecadar doações para catadores de latas e ambulantes que, por conta da pandemia, ficaram sem possibilidade de ganhos durante os festejos.

Para manter a tradição do Carnaval mesmo com a pandemia, a Riachuelo, junto com o Grupo Big, vai apresentar a live O Trio: Ivete, Claudia e Você, no próximo sábado, 13, às 17h30, no Multishow e nos canais do YouTube das cantoras. Claudinha e Ivete entrarão no cenário da live à bordo dos veículos 100% elétricos Audi e-tron e Audi e-tron Sportback, da Audi Brasil, patrocinadora do evento junto com Engov After, Koleston, Piracanjuba e Devassa. As apresentações ainda têm o apoio da Kolosh, Foxlux, Pitú, Amvox, Sorridents, Pam Pam, Shopping da Bahia, Vialaser, Castor, Leme, ITS Brasil e McCain. A Riachuelo, ao lado de Targifor C e Banco Pan, também patrocina a live do bloco Camaleão de Bell Marques, que será no domingo 14, às 16h no canal do YouTube do cantor.

Segundo Élio Silva, diretor de canais e marketing da Riachuelo, “o destaque da Riachuelo estará nos looks de Ivete Sangalo e Claudia Leitte ao longo da live, que serão todos assinados pela marca e personalizados pela equipe de styling”. Para Christianne Rego, CMO do Grupo Big, “apoiar esse grande Carnaval em casa é uma iniciativa da marca que nos permite estar do lado dos brasileiros de uma maneira responsável, mantendo os cuidados com a proteção e prevenção sem perder a energia do Carnaval, tão esperada e valorizada por nossos clientes”.

Conhecida por incentivar o Carnaval com seus camarotes, a Brahma não vai ficar de fora da festa deste ano. Junto à Globo, a marca da Ambev exibirá apresentações históricas das principais escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo, no Desfile Nº1 Brahma, nas madrugadas de sábado, 13, e domingo, 14. Criada pela agência Africa, a iniciativa ainda conta com um filme estrelado por uma das mais notórias sambistas do País, Alcione, ao lado do cantor e compositor Ferrugem.

A partir de sábado, 13, a Brahma também promoverá transmissões ao vivo do Sambódromo do Anhembi com os artistas Zeca Pagodinho, Zé Neto & Cristiano, Matheus e Kauan, e Os Barões da Pisadinha. As lives serão transmitidas no Multishow e nos canais do YouTube do Multishow e dos artistas, sábado, das 20h30 às 23h, e domingo, das 14h às 17h. A apresentadora Sabrina Sato será responsável por comandar os shows diretamente do Sambódromo. Para finalizar a marca ainda presenteará, por meio de um sorteio, alguns consumidores com ingressos para o Camarote Nº1 da Sapucaí do próximo desfile.

Outra marca que tradicionalmente aposta no período de Carnaval é a Devassa e, neste ano, ela criou o Carnavaranda Tropical. O evento, que acontece no próximo domingo, 14, conta com um circuito de 13 shows surpresa que vão acontecer a partir das 15h30 e serão espalhados por varandas residenciais em Salvador. Entre os artistas participantes estão: Ivete Sangalo, Banda Eva, Carlinhos Brown, Olodum, Bloco Didá e Larissa Luz. A ação teve criação, concepção e produção desenvolvidas pela Agência Atenas.

Depois de desmarcada por falta de patrocínio, a live Bloco Olodum – Carnaval 2021, que marca a trajetória dos 41 anos do Bloco Afro Olodum, será promovida por Bohemia. Com a presença de Margareth Menezes e Ilê Aiyê, a live será exibida pelo canal do YouTube de Olodum na próxima terça-feira, 16, às 19h.

Blocos e festivais

Impedido de sair às ruas da capital paulista, o Bloco Minhoqueens, com apoio e patrocínio do Governo do Estado e Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo por meio do Edital PROAC Expresso Aldir Blanc, promoverá o Festival MinhoQueens de Cultura Drag. Com shows e performances de artistas como Pepita, Lia Clark, Kaya Conky, Danny Bond, Mama Darling, Rita Von Hunty, Alexia Twister, Ikaro Kadoshi e Silvety Montilla, o evento acontecerá de forma gratuita e online nos dias 13, 20 e 27 de fevereiro, em dois horários 16h e 20h.

Outro tradicional bloco de São Paulo, o Bangalafumenga, também está preparando ações para a data. Nesta sexta-feira, 12, a Oficina de Alegria, organizadora do Bloco Bangalafumenga, vai lançar o decreto poético #FantasiaPodeSim em suas redes sociais, com o objetivo de unir outros blocos de São Paulo e do Rio, influenciadores e foliões. “A ideia é provocar uma grande onda de ressignificação do espírito de Carnaval, que neste ano será dentro de casa, com toda segurança, decretando que a partir de sexta-feira está liberado se fantasiar à vontade, seja para o home office, curtir o lar e todos os demais afazeres devidamente fantasiado”, explica Cesar Pacci, diretor da Oficina de Alegria, afirmando de 12 a 16 de fevereiro a instituição promoverá uma série de conteúdos virtuais ligados ao carnaval para fomentar a campanha.

Para este ano, os fundadores do Bloco Casa Comigo criaram o projeto Carnaval vem de dentro, com iniciativas 100% digitais e patrocínio master da Amstel. O projeto conta com uma websérie de três episódios, uma versão inédita da canção ‘Quando o Carnaval Chegar’, de Chico Buarque, e um videoclipe com participação de outros grandes blocos de rua de todo o Brasil. “O Carnaval sempre foi um grande exercício de criatividade e na pandemia isso ficou ainda mais importante. A gente teve que se reinventar, pensar em novos formatos e novas ideias para fazer um Carnaval possível. E foi assim que chegamos ao movimento Carnaval Vem de Dentro. A festa tá dentro de cada um de nós e pode acontecer onde a gente estiver”, ressalta Raphael Guedes, um dos fundadores do Bloco Casa Comigo.

O tradicional bloco do Rio de Janeiro, o Sargento Pimenta, também está organizando ações digitais para não deixar a data passar em branco. Segundo Leandro Donner, um dos fundadores do bloco, entre as ações estão: playlists na Deezer junto a blocos de vários locais do Brasil e lançamentos de vídeos de carnavais antigos. “Além disso, já tivemos conversas com a Prefeitura do Rio para que este luto carnavalesco se transforme em energia renovadora para fazer do Carnaval 2022 o melhor da história do Rio”, reforça. “Dois encontros foram feitos com o prefeito e representantes de outros blocos. Insistimos na necessidade de editais de cultura para o ano de 2021, especialmente para o Carnaval, que a Prefeitura do Rio pretende lançar em breve”, revela.

O Festival Rec-Beat, que acontece há 25 anos em Recife durante o Carnaval, também teve que se reinventar este ano. Com shows de Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu, gravados em Recife e São Paulo, a edição de 2021 do festival terá uma programação de cinco horas transmitida gratuitamente em seu canal do YouTube, no próximo domingo, 14.

O Camarote Salvador, idealizado e produzido pela agência Premium Entretenimento, transmitirá um show exclusivo de Vintage Culture, no canal oficial do artista no Youtube, no próximo dia 20 de fevereiro, às 16h. A apresentação, que acontecerá dentro de um veleiro em movimento, na Baía de Todos-os-Santos, na Bahia, também contará com a participação de um grupo de street dance e a Orkestra Rumpilezz, regida pelo reconhecido maestro Letieres Leite. A iniciativa tem parceria de Absolut, Beefeater, Chivas, Red Bull e Tônica Antarctica.

 

Por Amanda Schnaider – Meio & Mensagem 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *